Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
História - Memorial às Vítimas do Holocausto Rio
Linguagens
PT

Memorial do Holocausto Memorial do Holocausto

História

 

O Holocausto foi o processo de discriminação, perseguição e assassinato impetrado pelos nazistas e seus apoiadores, levando à morte de 6 milhões de judeus. A perseguição também alcançou outros segmentos da sociedade, como LGBTQIA+, negros, ciganos, opositores políticos e muitos outros, elevando ainda mais o número de vítimas.

 

O espaço propõe uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano.

 

 

No Brasil, o Rio de Janeiro é uma das cidades que recebeu boa parte dos imigrantes refugiados dessa perseguição. O novo espaço traz uma nova perspectiva ao Parque Yitzhak Rabin, configurando o local como um ponto turístico e cultural na cidade com vista de 360 graus que permite ver o Pão de Açúcar, a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor.

 

“O Memorial às Vítimas do Holocausto não é dedicado apenas ao povo judeu, é um espaço de reflexão para todos. Queremos que os visitantes saiam melhores do que entraram”

Alberto Klein, Presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto

 

O Memorial às Vítimas do Holocausto, começou a ser idealizado há cerca de 30 anos pelo então deputado estadual Gerson Bergher Z”L (1925-2016). Sua esposa, a Vereadora Teresa Bergher, deu continuidade à realização do projeto, e é autora da Lei Municipal nº6322 de 17 de janeiro de 2018, que possibilitou a construção do espaço cultural.

 

Em 2017, foi criada a Associação Cultural Memorial do Holocausto, entidade sem fins lucrativos, responsável pela gestão de doações da iniciativa privada, planejamento e execução do Memorial. Após a aprovação do Memorial pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro,  a Prefeitura fez a cessão de uso do espaço para a Associação.

 

O marco inicial do projeto é o Monumento às Vítimas do Holocausto, inaugurado em dezembro de 2020, no Mirante do Pasmado, no Parque Yitzhak Rabin. O monumento é uma criação do arquiteto André Orioli, que venceu um concurso promovido pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, em 1998. A obra foi realizada numa parceria entre a Prefeitura, a Associação Cultural Memorial do Holocausto (ACMH) e a iniciativa privada.

 

O espaço interno do Memorial às Vítimas do Holocausto, com cerca de 1600 metros quadrados, se integra à àrea externa. O subsolo do Memorial contempla uma exposição de longa duração dividida em quatro áreas e espaço para outras atividades culturais e educativas.

 

A concepção curatorial e do programa educativo, implantação da museografia, além do desenvolvimento do modelo de gestão e captação de recursos contou com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

 

Ótica pedagógica e histórica

 

O espaço propõe uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano.

O Memorial segue a tendência cada vez mais forte de trabalhar o Holocausto pela ótica pedagógica, ou seja, como uma forma de alerta sobre preconceitos e discriminações que acontecem ainda hoje, e onde eles podem nos levar.

 

O Memorial pretende trazer uma reflexão sobre os direitos humanos a partir das histórias vivenciadas por pessoas

© Copyright 2025 Memorial às Vítimas do Holocausto Rio. Todos direitos reservados.