Mesa do Acolhimento: Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro dá acesso interativo à base de informações de mais de 3 mil sobreviventes
Um dos destaques na exposição permanente a Mesa do Acolhimento, uma base de dados das vítimas do Holocausto acolhidas no Brasil, fruto de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. Ao interagir com as imagens projetadas nela, o visitante acessa informações sobre quase 3 mil pessoas que se refugiaram no Brasil devido à perseguição nazista. O recurso multimídia e interativo traz as fotos dos sobreviventes e também uma ficha com informações como data e cidade de nascimento, passagem por campos de concentração e por guetos. As informações são extraídas da Base Nacional Integrada de Sobreviventes do Holocausto, alimentada desde 2o11 e sob a forma de um sistema único desde 2018.
A mesa da exposição permanente do Memorial é a primeira interface pública dessa base, que vem sendo ampliada conforme as pesquisas são realizadas. Os visitantes também podem enviar novas informações e correções para serem inseridas na base. “Esse é um projeto inédito de identificar as vítimas do nazismo que vieram para o Brasil, estimadas em 20.000 pessoas. É um trabalho imenso, mas fundamental para ajudar a compreender a relação do Brasil com as vítimas dessa enorme tragédia”, comentou Alfredo Tolmasquim, coordenador do grupo curatorial do Memorial. Localizado no Parque Yitzhak Rabin (conhecido como Mirante do Pasmado), em Botafogo, o Memorial às Vítimas do Holocausto é dedicado a preservar a memória de judeus perseguidos e também de outros segmentos minorizados da sociedade como negros, pessoas com deficiências físicas e mentais, comunidade LGBTQIA+, Testemunhas de Jeová e maçons.
Idealizado pelo ex-deputado Gerson Bergher, o Memorial às Vítimas do Holocausto visa proporcionar uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano.
O Memorial às Vítimas do Holocausto é uma realização da Associação Cultural Memorial do Holocausto, com apoio institucional da Prefeitura do Rio, e concepção curatorial e implantação museográfica do IDG, tendo a Multiplan como patrocinador máster. O projeto conta ainda com o Banco Safra, Banco Daycoval e Cyrela como patrocinadores, Fundo RJZ como copatrocinador e Consulado da Alemanha, CSN e Gávea Investimentos como Parceiros.