Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
1° Seminário de Educação e o Direito à Memória - Memorial às Vítimas do Holocausto Rio
Linguagens
PT

Memorial do Holocausto Memorial do Holocausto

1° Seminário de Educação e o Direito à Memória

5 de outubro de 2024
3 min leitura

O Programa Educativo do Memorial às Vítimas do Holocauto apresenta o 1° Seminário de Educação e o Direito à Memória. O objetivo desta ação é refletir sobre a relação entre memória, educação e Direitos Humanos, tecendo uma rede de conexões e promovendo o compartilhamento de experiências, metodologias e saberes.

Vamos pensar juntos e desenvolver a percepção crítica do mundo e o combate ao esquecimento!

Programação gratuita

18/10 – Sexta-feira

9h – Credenciamento e café de boas-vindas

9h30 – Abertura

10h – Palestra de abertura: Uma história de todos – o papel da memória e das narrativas na construção do futuro Com Karen Worcman

Com a participação de Karen Worcman, curadora e diretora-presidente do Museu da Pessoa. Filha de imigrantes judeus cujos avós paternos fugiram da 2° Guerra Mundial. A palestra de abertura do I Seminário de Educação e o Direito à Memória irá abordar a importância da preservação das narrativas pessoais para a construção de uma memória comum a todos nós e como esse processo nos permite projetar um futuro igualitário e reconhecer os elementos do passado no tempo presente. 

14h – Mesa: As marcas de uma geração – como o trauma do Holocausto impacta a construção das identidades – Com Sofia Débora Levy e mediação por Carolina Pereira

Nesta roda de conversa, convidamos o público a refletir sobre as reverberações causadas pelo trauma do Holocausto na vida dos sobreviventes e seus descendentes. Debatendo as possibilidades de construção de identidade cultural em diálogo com a educação e a saúde mental.

16h30 – Mesa: A cultura material e os espaços de memória social – Com Bessa Freire, Vinícius José e mediação por Matheus Magalhães

O que os museus, os centros culturais e os memoriais têm em comum? Nesta roda de conversa convidamos Bessa Freire e Vinícius José para um debate sobre o processo de museificação de objetos e artefatos, além do papel educacional dos espaços voltados à preservação da memória. 

 

19/10 – Sábado

9h30 – Credenciamento

10h – Todas as histórias contadas aqui são reais: o papel da educação midiática no combate à desinformação Com Mariana Ochs

O desenvolvimento tecnológico pode ser considerado um dos propulsores da prática de disseminação de desinformação, também conhecida como Fake News. Nesse cenário, os eventos históricos são revisitados sem o compromisso com a verdade. Para falar sobre a importância do letramento digital e o desenvolvimento de habilidades críticas para analisar e questionar as informações, convidamos Mariana Ochs, coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta e filha de sobrevivente do Holocausto.

14h – Oficina Criativa: Guardar histórias – preservação e conservação de objetos – Com Karen Merlim

Nesta oficina prática, vamos conhecer os fundamentos e as técnicas de conservação de objetos. Por meio de exercícios, o público é convidado a explorar métodos que garantem a longevidade de itens como livros e cartas. 

14h – Oficina Criativa: Escrever a memória Com Taís Bravo

Como eventos históricos participam de nossas vidas individuais? O que nossas lembranças íntimas falam sobre as memórias coletivas? Essas são algumas das questões que norteiam a oficina Escrever a memória. Voltada para pessoas interessadas em escrita, leitura e educação, essa é uma oficina que investiga formas de contar, compartilhar e elaborar memórias.

Ao longo de duas horas, serão praticados exercícios de escrita e a leitura coletiva de autores como Walter Benjamin, Heleine Fernandes, Saidiya Hartman e Tatiana Pequeno. Além disso, também serão propostos práticas educativas para estimular a produção textual de testemunhos em espaços escolares. 

16h – Apresentação Cultural 

O Memorial às Vítimas do Holocausto recebe, neste sábado, os alunos que compões a orquestra do Associação Projeto Roda Viva.

Inscreva-se até o dia 15 de outubro

© Copyright 2024 Memorial às Vítimas do Holocausto Rio. Todos direitos reservados.